CONCURSO NACIONAL UNIFICADO
Com a proposta de ampliar e democratizar o acesso aos cargos públicos federais, o governo federal inovou e trouxe uma nova forma de seleção que vai, provavelmente, consolidar-se para os próximos anos.
Muito já se falou sobre os editais, você deve ter ouvido muitas críticas. O susto inicial passou e eu sempre me lembro das sábias palavras meu professor de Contabilidade, querido Egbert. Diria ele: você quer ter razão ou ser feliz? Se você quer ser feliz, passou da hora de entender o desejo do ente contratante e de, obviamente, estudar.
Tradicionalmente o acesso a cargos públicos no Brasil costuma ficar restrito a uma elite que tem condições de se preparar melhor ou até mesmo de não precisar trabalhar enquanto se prepara. Com o desejo de não replicar esse modelo, o ENEM dos concursos vem com uma proposta multidisciplinar e focada em experiências. Aliás, uma das ideias é que não se fique escolhendo cargos a esmo, baseado na atração da remuneração ou na estabilidade.
Quem foi capaz de observar, percebeu que as áreas foram direcionadas de acordo com vocação. E, minha gente, deve ter sido um trabalho extremo fazer aquele edital.
Para você ser bem sucedido nesse concurso deve escolher a área mais próxima a sua habilitação e a conhecimentos prévios que você já tenha, a fim de conseguir ser aprovado(a). Algumas áreas ficaram com conteúdo tão denso que não é possível sair do absoluto zero e aprendê-los.
Ao invés de brigar com o edital ou a prova, o candidato precisa se adaptar com rapidez, porque esse concurso vai ser uma oportunidade única de realização de sonhos.
Siga nosso blog e verás os posts explicando os editais de cada uma das áreas!
* Professora Blenda Lara